As Semelhanças e Diferenças entre o Espiritismo e a Umbanda
Por: Ryath (Inspirado pelo Senhor da Luz Prateada)

Todas as  religiões tem práticas e conhecimentos parecidos, isso porque a forma de atuar  com o espiritual é a mesma em todas elas, e por saberem disso muitas pessoas  pegam conhecimentos de outras religiões e põe na sua, e isso tem o lado bom e o  lado ruim, pois as religiões tem seus erros, mas também tem os acertos, veja  nossa seção de Ciência,  Religião, Provas e Evidenciaspara ver que realmente existem provas  de coisas que as crenças ensinam. 
                  Cada  religião tem representações, mitologias ou parábolas, mas muito do que antes se  escondia nessas formas de símbolos literários, hoje já se fala abertamente,  pois nosso planeta evoluiu e está se preparando para a Nova Era. 
                  Então com  essas revelações podemos ver que o que se escondem em mitologias e  representações, para que pessoas ruins ou despreparadas não possam usar esses  conhecimentos, mas muitas vezes usam. 
                  Existe muita  comparação entre a Umbanda e o Espiritismo, muitas pessoas as confundem, mas  existem diferenças entre essas duas crenças. 
                  Essa  comparação acontece porque são duas religiões que são todas baseadas em  espíritos, mas mudam a linguagem, as formas de mediunidade e procedimento entre  essas duas crenças. 
1-Karma e Dharma
                  Nas  religiões ocidentais o karma são sempre as ações ruins que praticamos e que  voltam contra nós mesmos. 
                  Nas  religiões orientais, como o Budismo, Hinduísmo e o Taoísmo, o Karma são tanto  ações negativas, quanto positivas. 

                  Para os  orientais o Dharma é sabedoria ou os ensinamentos religiosos, e para o ocidente  são as ações positivas que praticamos. 
                  Como  religiões mediúnicas que são, os espíritos passam a realidade espiritual como  é, ensinando sobre as ações e as reações. 
2-Reencarnação 
                  Uma grande  semelhança é que ambas trazem o ensinamento que temos diversas vidas, e essa  que estamos vivendo é apenas uma. 
                  Nós  reencarnamos até nos autoconhecermos muito, e quando isso acontece aprendemos a  amar e não ter uma consciência muito grande, que é chamada de inteligência  espiritual. 
                  Quando não  precisamos mais reencarnar, o que acontece é que nosso amor já se engrandeceu  muito, mas justamente por ele é que podemos voltar ao mundo físico, mas não por  nós mesmos, mas pela doação ao outro. 
                  Quem cresce  muito em amor pode voltar ao mundo físico, para ajudar poucas pessoas ou  muitas, dependendo de sua missão, que não é algo necessariamente que envolve  muitas pessoas. 
                  Voltar para  o mundo físico é como uma morte no espiritual, e quem tem um amor muito grande  morre pelos outros. 
                  A morte no  mundo material é o nascimento no espiritual, então um iluminado também dá a  vida pelo outro aqui na matéria. 

                  A pessoa que  faz isso perde o tempo que tinha com as pessoas que ama, e o que fazia que  gostava, isso é uma doação muito grande. 
3-Caridade
                  O  Espiritismo foca muito na caridade e no amor, destacam muito isso do  Cristianismo, pois é uma religião Cristã, que surgiu na França, um pais  totalmente católico e evangélico. 
                  O  Espiritismo foca muito no amor, e o autoconhecimento desenvolve nosso amor.
                  A Umbanda é  uma religião totalmente voltada a caridade, onde os frequentadores, que muitas  vezes estão em sofrimentos, são atendidas e recebem os conselhos que estão  necessitando no momento, tanto para sair ou diminuir os seus sofrimentos, assim  como para evoluir espiritualmente e receber coisas positivas em sua vida. 
                  Os espíritos  podem oferecer grande ajuda, mas temos que fazer a nossa parte.
                  A ajuda  espiritual não é só no centro que acontece, mas também quando a pessoa que  frequentou o centro, está em outros locais, como sua casa, ou trabalho ou  local.
                  A ajuda no  centro e fora dele é energética. 

                  Então a  ajuda é grande, e precisamos fazer a nossa parte, que geralmente é falada no  atendimento espiritual. 
4-Mediunidade
                  Ambas são  religiões, como falamos, totalmente mediúnicas, que não são trazidas pelos  encarnados, mas sim pelos desencarnados. 
                  Em todas as  crenças existe participação de espíritos do bem, quando ela é positiva, mas  eles ficam nos bastidores, mas na Umbanda e no Espiritismo não. 
                  Existem  muitas religiões e filosofias que existe mediunidade, mas nós não sabemos, pois  não é o destaque dessas crenças, mas o Budismo Tibetano, o Taoísmo, a Yoga, o  Hinduísmo, o Xamanismo, a Pajelança, a antiga religião grega e tantas outras da  antiguidade. 
                  Diversos  Oráculos também são formas de mediunidade. 
                  A Umbanda  usa muito a incorporação, conversando com os consulentes, mas sem deixar também  de atender os médiuns trabalhadores do seu centro e os Cambonos, pois também  tem lições a aprender com as situação de sua vida, e essas lições são a  evolução espiritual.
                  O  Espiritismo usa muito a psicografia, que é outra forma de mediunidade, onde se  escreve, e não se fala. 
                  Hoje em dia  a Umbanda também está usando a psicografia, escrevendo em livros e sites. 
                  É muito bom  e importante estudarmos a Umbanda, pois com esse conhecimento podemos ajudá-la  a crescer e acabar com o preconceito. 

                  O  preconceito são conceitos pré formados, sem fundamentos, que detonam muito a  Umbanda, que é mal falada. 
                  Estudar o  espiritual também nos traz evolução espiritual, e esse é outro motivo, além de  podermos usar o conhecimento para ajudar as pessoas. 
                  O  Espiritismo usava muito a incorporação para realizar curas espirituais com  médicos espirituais, mas tive noticias do que depois de ter acontecido com João  de Deus, ela tem diminuído demais. 
                  A Umbanda  também incorporava médicos espirituais, mas o tipo de tratamento era diferente,  precisava de mais seções, pois na religião afro-brasileira, o que acontecia é que  curava o doente trazendo evolução espiritual, pois curava o doente não só no  corpo, mas também na causa espiritual da doença, que veio por causa de uma  insatisfação da alma. 
                  As doenças  são insatisfações da alma.
                  A cura no  Espiritismo podia acontecer em uma seção só, pois curava o corpo totalmente. 
5-Magia
                  A Umbanda é  uma religião que faz muita magia, e ajuda a todos com essa energia benigna.
                  Magia é uma  ciência cheia de mistérios, dos quais não podemos aprender tanto, mas o  suficiente para usarmos em benefício dos outros. 
                  O dirigente  espiritual da casa que eu frequento, quando tem alguém precisando de ajuda, ele  vai no centro e faz magia para que essa pessoa receba o que necessita, é um  trabalho benigno que ele não fala para ninguém. 

                  Infelizmente  o Espiritismo tem duas visões sobre a magia, que ela não existe, ou que ela é  uma coisa maligna, e nenhuma dessas visões é real. 
                  Os guias são magos da luz, que ajudam os  outros com os recursos que tem, ensinamentos, energia e etc.
                  O passe  espirita é retirar energia de uma fonte infinita onde tem ela. 
                  A definição  de magia é manipulação de energia. 
                  Não percebem  uma coisa?
                  O passe é  manipulação de energia. 
                  Então  muda-se a linguagem e a forma de ver, mas o Espiritismo usa magia sem perceber. 
                  A Umbanda em  suas práticas está continuamente mandando energias de Deus para os consulentes,  médiuns e cambonos, usando a energia deles também para o benefício de espíritos  e de encarnados. É um trabalho muito bonito. 
                  Caridade é  autoconhecimento, usar magia positiva é autoconhecimento, mediunidade do bem é  autoconhecimento, e assim vai sucessivamente. 
7-Cristiansimo e Outras Religiões
                  O  Espiritismo cresceu em uma pais totalmente cristão, a França, onde Allan Kardec  pesquisou médiuns que davam respostas a suas perguntas.
                  A visão de  mundo do médium influencia muito sua mediunidade, normalmente, então essa  influência foi muito forte. 
                  Allan Kardec  foi um pesquisador, que era ateu e cético, não acreditando em fenômenos  espirituais, até que os presenciou e começou a pesquisar, e trouce provas. 
                  Allan Kardec  descobriu até mesmo uma coisa que chamou de animismo, que é o erro na  mediunidade, onde muitas vezes o médium reprime sem querer o espirito e dá sua  visão, sua crença, e não o que o espirito faça.

                  Mas nem tendo  descoberto o animismo, infelizmente, torna o Espiritismo imune a ele. 
                  Allan Kardec  não criou o Espiritismo, quem criou foram outras pessoas que pegaram suas  pesquisas e com elas fizeram a religião espirita. 
                  Assim sendo,  o Espiritismo foi feito em um território que só tinha a visão cristã e não  outras. 
                  Uma  diferença entre a Umbanda e o Espiritismo, é que além do Cristianismo, a  Umbanda tem a liberdade de que o espirito tendo formações religiosas das mais  variadas, sendo elas do bem, podem manifestar ensinamentos e conhecimento sobre  elas, e fazem isso quando for ajudar a pessoa que este se consultando com  ela.  
                  Então a  Umbanda é uma religião Universalista, que respeita e vê validade em todas as  religiões, podendo seus espíritos manifesta-las, sobre o que aprendeu com ela. 
                  Muitos  espiritas veem o Cristianismo como algo superior, e o responsabilizam pelo bem  no mundo, mas o bem foi feito por espíritos e pessoas muito boas de coração,  que tiveram a missão de ajudar os outros, seja na religião que for, na ciência  que for, no trabalho social que for, na bondade que for e assim por diante.
                  Não é o  Cristianismo a causa de todo bem no mundo, mas sim o bom coração das pessoas, e  cada um faz sua parte nisso. 

                  Alguns  ajudam muitos com menos esforço, e alguns ajudam pouco com muito esforço. Cada  situação é uma situação e o que importa é ter o bem no coração. 
                  A Umbanda  usou o sincretismo dos santos com os Orixás, e assim puderam cultuar as  deidades de sua crença.
                  Os Orixás  são deidades, mas não são Deus, que os criou e a tudo o que existem.
                  Todas as  religiões cultuam os divindades tem um Deus maior que todas elas, e isso que  aprendemos na escola, em separar o monoteísmo do politeísmo, é uma forma das  religiões dominantes demonizarem as deidades.
                  Todas as  religiões tem deidades, menos a Cristã, Judia e Islâmica, pois elas se  influenciaram umas as outras, absorvendo ensinamentos e irem contra  outros.   
                  As deidades  são vistas como paganismo para os Católicos e Evangélicos.
                  Os pagãos  foram perseguidos, torturados e mortos pelos cristãos, religião vista como toda  feita de amor. 
                  Os  cientistas também passaram por isso, por mostrar uma visão diferente da Bíblia. 
8-O Uso de Elementos Materiais
                  Os  fundamentos da Umbanda precisam de elementos materiais, já os fundamentos do  Espiritismo é o contrário. 
                  Os guias  espirituais precisam de elementos materiais para trazer energias divinas e  espirituais para o mundo físico, que é muito denso, e as dimensões espirituais  muito sutis. 
                  Sem os  elementos espirituais, a energia nos atinge muito pouco, sem fazer grandes  efeitos. 
                  Os espiritas  acreditam que só entidades de baixa espiritualidade precisam de elementos, mas  isso é o contrário na visão da Umbanda, pois os seres de energia mais sutil,  que são os mais elevados, é que dá mais diferença de energia, pois a deles é  muito sutil, então difere muito mais do mundo denso em que vivemos, precisando  mais ainda do uso de elementos. 

                  As entidades  tiram suas energias, dos Orixás e de Deus, mas elas só são atingidas o  consulente quando conseguem atingi-lo. 
                  É um uso  comum de todas as religiões os elementos espirituais, como velas, cristais,  ervas, flores, plantas, imagens, mandalas, cabalas, imensos, defumações e etc.  apenas a religião espirita e a evangélica se colocam contra isso, mas na  verdade todas as outras utilizam, pois, o plano espiritual precisa disso. 
                  Existe toda  uma ciência para o uso desses elementos, o Espiritismo os usou ou usa, como a  agua fluidificada, os esparadrapos, tesoura, agulhas e etc. usados em uma seção  de cura. 

                  A Umbanda  usa muitos, muitos, muitos elementos mesmos, pois os Guias são muito evoluídos  espiritualmente, assim com entidades que se manifestam no Espiritismo também.
                  Chico Xaviér  também falou de elementos materiais usados no Espiritismo, como em sua  descrição que viu na Clarividência da igreja Católica, que mostrava que o  pedaço de pão sem sal, a hóstia, que é consumida pelos católicos na missa, que  aparecem seres santos, ou como ele diz, prodígios espirituais, e abençoam esse  pedaço de maça que se torna espiritualmente, uma flor de luz. 
                  O  Catolicismo não revela os usos de materiais, as vezes até mesmo os negando,  como dizer que as flores são para enfeitar o altar, quando na verdade muitas  outras religiões utilizam essa técnica como forma de ritual, essa e muitas  outras.

                  Muita coisa  de história foi destruída pois mostrava os fundamentos religiosos delas, que  eram iguais os católicos, por exemplo os do Egito Antigo. 
                  Existiu  pelas grandes religiões, em seus líderes egoístas e com sede de poder, dominar  para tomar os frequentadores de outras religiões, seus adeptos, tendo mais uma  cabeça para doutrinar, afazer o que eles querem, ter mais poder e dinheiro que  recebem do dizimo.  
                  Existe a  Umbanda Cristã, que é uma mistura do Espiritismo com a Umbanda, e elas não faz  uso de elementos materiais, o que atrapalha o trabalho das entidades  espirituais. 
9-Espiritos que se Manifestam Nessas  Religiões
                  Muitos  espíritos que se apresentam na Umbanda não são bem vistos pelo Espiritismo,  como os Caboclos, Pretos Velhos e Guardiões.
                  Os Caboclos  são considerados espíritos indígenas que não tiveram merecimento de viver em  civilizações mais avançadas, o que é um preconceito. 
                  Os Caboclos  trabalham na linha de Oxossi, que significa conhecimento, e são os tipos de  trabalhadores que mais tem conhecimento, e eles conhecem demais a alma humana,  e seu trabalho é tirar os seres de seus sofrimentos mentais. 
                  Os Pretos  Velhos são execra-vos, então são vistos como seres com karmas ruins, e que não  são elevados por causa disso. 
                  Os pretos  velhos são seres iluminados, que se ligaram tanto aos seus emocionais  positivos, que contem os sentimentos de amor, que os fizeram ascensioanr na  escravidão. 

                  Eles não  tinham nada, apenas suas boas emoções, e se ligavam a elas com toda a força, e  fazendo isso no decorrer de suas vidas se tornaram iluminados e sábios. 
                  O trabalhos  dos Pretos Velhos e com as emoções, e a cura delas, quando causam sofrimentos. 
                  Os guardiões  são os policiais do Plano Espiritual, e por serem guerreiros, eles não são bem  vistos, pois é cobrado para os espiritas lidar somente coisas que não machuquem  ninguém. 
                  Os guardiões  são entidades da Lei Divina, e respondem a Deus e aos Orixás pelo que fazem,  pois se não agirem corretamente tem como consequências os maus karmas. 
                  Quando os  guardiões não precisam usar a força, eles nãos usam, mas muitas vezes fazer uso  delas para fazer resgates no Plano Astral. Onde seres estão sofrendo, mas já  tem condições de irem para a luz e ter uma vida melhor com evoluindo espiritualmente,  foi o que aconteceu com André Luiz na Obra de Chico Xaviér, “Nosso Lar” que é  uma história real de um espirito. 
                  Todos os  espíritos que falamos sobre a Umbanda trabalham positivamente, não exercendo  nada de ruim, mas sim visando o bem, ou o bem maior. 
                  A Umbanda é  uma escola de evolução espiritual, e que cuida de todos que desejam evoluir,  dentro do merecimento e da necessidade deles, e isso é a Lei.
                  Os espíritos  resgatados podem fazem o bem, e assim ganham merecimentos para terem coisas  boas. 
                  As entidades  do tipo guardiões, eles ficam em locais horríveis, de energia muito ruim, que  pode causar muito sofrimento a eles, e colocando seu bem-estar em risco com  lutas espirituais, então se doam muito para ajudar os outros. 
10-Entidades Negativas do Mundo  Espiritual
                  Para o  Espiritismo, são a minoria dos seres da terra, mas para a Umbanda não são, são  a maioria, que a luz tem que lidar, e buscar ajudar a todos, o que depende do  livre arbítrio de cada um. 
                  Existe um  Preto Velho, que no centro que frequento, nos contou que ele vai para o Plano  Espiritual Inferior, começa a rezar e mandar mensagens para os seres que estão  nesse local sombrio, e milhares escutam, e os que vão com ele muitas vezes é só  um ou dois, ele pede para esses seres abandonam as coisas do ego e do mau, mas  um que vai com ele já uma ajuda que está dando a alguém, e ele não se importa  que somente uma pessoa escute, pois ele é muito humilde, o que é um traço dos  Pretos Velhos. 

                  Uma vida que  ele salva é um bem para alguém, ele já fica feliz. 
                  A realidade  do Plano Espiritual é muito terrível as vezes, eles sofrem muito mais do que os  mendigos em nosso plano, mas é isso que vai fazer eles mudarem, muitas vezes,  para escolherem o caminho da luz ou invés do das trevas. 
                  A Umbanda  mostra que esses seres espirituais do mundo astral inferior, que eles têm as  formas de seus corpos monstruosas. 
                  Dizem que  muitos diretores de filmes de terror tem a visão de como é o Plano Espiritual  Inferior, e então criam personagens igual ao que eles viram. 
                  Existem  seres com a forma do Predador, outros com a forma do Aliens, o Oitavo  Passageiro, outros tem a forma de esqueletos, outros são iguais aos Orcs dos  filmes do Senhor dos Anéis. 
                  Existem os  Dragões das Trevas, que são os seres mais negativos de nosso Planeta.
                  Existem  também os Dragões da Luz, que são seres gigantescos, que são os mais iluminados  de nosso Planeta, eles têm uma força de ação gigantesca. 
                  Eles saíram  de um mundo maravilhoso para vir em nosso planeta nos ajudar. 

                  O  Cristianismo só fala dos Dragões negativos, mas não dos positivos, que são  maravilhosos, tem uma beleza interna imensa. 
                  Tem até  aquela história de São Jorge matador de Dragões. 
                  Para o  Espiritismo os seres espirituais negativos não tem forma monstruosa, são  normais, as vezes com roupa escura. 
                  André Luiz  no livro “Nosso Fala” fala que estava em um lugar cheio de monstros, e as  pessoas entendem que seja monstros por dentro, mas são monstros por fora. 
                  Os  protetores espirituais, até mesmo iluminados, eles tomam forma espirituais  monstruosas também, para por medo nas entidades negativas, e cumprir seu papel  de proteger. 
                  Os  Protetores são os guardiões, também chamados de Exus. 
                  Muitas  escolas esotéricas e espiritualistas, falam desses seres negativos e como eles  são.
                  A Teosofia  tem uma classificação para esses seres negativos, falando dos Lobisomens, que  não monstros do lado do mundo físico, mas sim do Astral. 
                  Também falam  de outros tipos de espíritos. 
                  A Teosofia é  uma escola secreta do Esoterismo, mas ela traz muitas revelações para nós, ajudando  no trabalho de passar conhecimentos. 
11-Os Corpos Dimensionais dos Seres  Humanos
                  De acordo  com o Espiritismo, nós temos três corpos, o físico, o períspirito e o espirito. 
                  O corpo  físico é o que estamos vivendo com ele, que estudamos nas aulas de ciências na  escola ou na faculdade de medicina. 
                  O  Períspirito é um corpo que vive no mundo espiritual. 
                  O espirito é  uma luz que existe dentro dos seres humanos, iluminando no mundo espiritual o  que está perto dele. 
                  Para a  Umbanda, e para os sistemas de escolas esotéricas do Ocidente, nós temos 7  corpos, que inclui o físico, astral, mental ou celestial, búdico e atímico. 
                  O corpo  atímico é uma partícula que irradia luz para quem tem uma boa evolução  espiritual. 
                  Porém os  seres que vivem no mundo atímico, eles tomam forma, como os Dragões da Luz que  tem uma altura muito, muito, muito maior que o maior prédio na Av. Paulista. 
                  Um desses  seres que vivem no mundo atímico ou divino, eles tem corpos com formas, como os  Dragões da Luz, que são gigantescos, muito maiores do que um prédio grande, são  muito, muito, muito maiores do que isso. 
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook